sábado, 3 de outubro de 2009

Primeiro contato com o mundo

Salut, tout le monde! Comment allez vous?
Depois de muito tempo sem dar notícias - e eu peço desculpas mil vezes - eis-me aqui!
Bom, nesse mais de um mês que eu estive aqui muita coisa pintou e rolou (uau!) portanto vou fazer um tópico menos detalhado aujourd'hui, ok.

Observações Gerais

AEROPORTOS
Pra uma pessoa que só conhecia o aeroporto de Joinville (eu), aeroportos internacionais são assustadores. Guarulhos já é uma coisa razoavelmente grande (e tem Wonka Bar pra vender!), mas... Madrid... gzuis. Primeiro que pra se movimentar lá dentro a gente teve que pegar um metrô. E tem umas coisas absurdas lá, como um telefone público que envia SMS. Juro. E os banheiros são mais limpos que os de muitas casas brasileiras.

FAMÍLIA
Minha família hospedeira é super gente boa. Minha mãe (professora de inglês; fala português porque sua mãe é de Portugal) e meu irmão (nerd; adora jogos de guerra como Black, Halo e Kill Zone) são canadenses e meu pai (chef de cozinha) é belga. Eu moro numa casa de três andares de tijolo à vista, que é parte de um conjugado. Eu tenho uma cadela chamada Chanel e um gato chamado Noisette (noz, em francês).

CIDADES
-Tournai (minha cidade fofs)
A minha ficha (de estar fazendo intercâmbio) só caiu quando eu cheguei na Grand-Place de Tournai, como todas aquelas construções medievais e tudo o mais. É simplesmente perfeito, ainda mais quando tem pombos! *.* É tão europeu!

Tournai tem 70.000 hab. (o que significa que é uma cidade enorme aqui, ok) e eu não sou a única brasileira aqui!! Tem mais três, pelas minhas contas.
E aqui tem uma loja que vende só coisa do Tintin! Pra quem não sabe, Tintin é belga.

No dia 26 de setembro teve um festival medieval aqui, Euromédiévales.
Tinha barraquinhas vendendo comida medieval (que me fez mal), espadas (de verdade e de mentira), roupas, brinquedos, miniaturas, tinha representações de acomodações medievais (com direito à feno, cabras e patos), teatros, combates, passeios com charrete, construção de tonéis de madeira ao vivo, bardos e degustação de cerveja artesanal (teor alcoólico de 7,2%).


-Mons
É uma cidade vizinha. Tava rolando um casamento super chique quando eu fui pra lá, com direito a limosine branca e tudo. A Grand-Place de Mons não é tão bonita quanto à de Tournai, mas vale uma foto, com certeza.

-Oostende/Wenduine
São praias belgas. Bom, aqui comecei a refletir sobre o significado de "praia". Aqui ninguém toma banho, tem um vento gelado de mèrde, tomo mundo usa casaco e... se resume à isso.

-Bruxelles:
É linda. É cheia de ruelas apinhadas de lojas de souvenirs/chocolate e é sempre cheia de gente (muitos turistas). O Manneken Pis (estátua do menininho fazendo xixi) é uma coisinha minúscula e meio que sem graça, mas é a lenda do menino que queria apagar o incêndio da cidade com o próprio xixi que faz a fama. O Atomium (representação de um átomo de ferro ampliado 160x) é mais interessante, mas eu não subi nele.
Na primeira vez que eu fui pra Bruxelles tava rolando um festival da cerveja lá. ;D

CERVEJAS

Jupiler: é a mais popular; teor alcoólico de 5,2%
Kriek: a famosa cerveja das mulheres; é de cereja.
Tomei também cerveja de pêssego, é ÓTIMA!


ALEATÓRIAS
-O açúcar aqui é em torrões. Super me sinto como um personagem do Looney Toones.
-As pessoas assoam o nariz (fazendo um barulho super horrendo) em qualquer lugar e ninguém acha estranho (adoro isso).
-Eles comem queijo de cabra aqui. É gostosinho até.
-Aqui têm as chamadas "friteries" que são lanchonetes especializadas em batata-frita; é muito bom!
-Tintin é belga, tanto quanto Astérix e Obélix e Marsupilami. E eu vi Tintin em francês (jura?) na TV! *---* Originalíssimo! É super mágico!
-Pringles aqui é 1€.
-O chocolate belga é realmente tão bom quanto reza a lenda.


Bom, o computador aqui é disputado portanto tenho que sair, mas prometo postar mais a tantôt.
Bisous!



6 comentários:

  1. Uau, quanta coisa, e olha que é só o primeiro mês, imagina no final do décimo...

    ResponderExcluir
  2. quando for grande quero usar açucar em torrões.

    Traz um chocolate belga pra mim?

    ResponderExcluir
  3. e não esqueça de trazer um filme porno frances... não pra mim... eh q tem um amigo mneu q qr ver...

    xD

    ResponderExcluir
  4. Hercule Poirot também é belga. Mas como é uma criação da Agatha Christie, não sei se vale...

    ResponderExcluir