Depois de muito tempo sem dar notícias - e eu peço desculpas mil vezes - eis-me aqui!
Bom, nesse mais de um mês que eu estive aqui muita coisa pintou e rolou (uau!) portanto vou fazer um tópico menos detalhado aujourd'hui, ok.
Observações Gerais
AEROPORTOS
Pra uma pessoa que só conhecia o aeroporto de Joinville (eu), aeroportos internacionais são assustadores. Guarulhos já é uma coisa razoavelmente grande (e tem Wonka Bar pra vender!), mas... Madrid... gzuis. Primeiro que pra se movimentar lá dentro a gente teve que pegar um metrô. E tem umas coisas absurdas lá, como um telefone público que envia SMS. Juro. E os banheiros são mais limpos que os de muitas casas brasileiras.
FAMÍLIA
Minha família hospedeira é super gente boa. Minha mãe (professora de inglês; fala português porque sua mãe é de Portugal) e meu irmão (nerd; adora jogos de guerra como Black, Halo e Kill Zone) são canadenses e meu pai (chef de cozinha) é belga. Eu moro numa casa de três andares de tijolo à vista, que é parte de um conjugado. Eu tenho uma cadela chamada Chanel e um gato chamado Noisette (noz, em francês).
CIDADES
-Tournai (minha cidade fofs)
A minha ficha (de estar fazendo intercâmbio) só caiu quando eu cheguei na Grand-Place de Tournai, como todas aquelas construções medievais e tudo o mais. É simplesmente perfeito, ainda mais quando tem pombos! *.* É tão europeu!
Tournai tem 70.000 hab. (o que significa que é uma cidade enorme aqui, ok) e eu não sou a única brasileira aqui!! Tem mais três, pelas minhas contas.
E aqui tem uma loja que vende só coisa do Tintin! Pra quem não sabe, Tintin é belga.
E aqui tem uma loja que vende só coisa do Tintin! Pra quem não sabe, Tintin é belga.
No dia 26 de setembro teve um festival medieval aqui, Euromédiévales.
Tinha barraquinhas vendendo comida medieval (que me fez mal), espadas (de verdade e de mentira), roupas, brinquedos, miniaturas, tinha representações de acomodações medievais (com direito à feno, cabras e patos), teatros, combates, passeios com charrete, construção de tonéis de madeira ao vivo, bardos e degustação de cerveja artesanal (teor alcoólico de 7,2%).
-Mons
É uma cidade vizinha. Tava rolando um casamento super chique quando eu fui pra lá, com direito a limosine branca e tudo. A Grand-Place de Mons não é tão bonita quanto à de Tournai, mas vale uma foto, com certeza.
-Oostende/Wenduine
São praias belgas. Bom, aqui comecei a refletir sobre o significado de "praia". Aqui ninguém toma banho, tem um vento gelado de mèrde, tomo mundo usa casaco e... se resume à isso.
-Bruxelles:
É linda. É cheia de ruelas apinhadas de lojas de souvenirs/chocolate e é sempre cheia de gente (muitos turistas). O Manneken Pis (estátua do menininho fazendo xixi) é uma coisinha minúscula e meio que sem graça, mas é a lenda do menino que queria apagar o incêndio da cidade com o próprio xixi que faz a fama. O Atomium (representação de um átomo de ferro ampliado 160x) é mais interessante, mas eu não subi nele.
Na primeira vez que eu fui pra Bruxelles tava rolando um festival da cerveja lá. ;D
Jupiler: é a mais popular; teor alcoólico de 5,2%
Kriek: a famosa cerveja das mulheres; é de cereja.
Tomei também cerveja de pêssego, é ÓTIMA!
ALEATÓRIAS
-O açúcar aqui é em torrões. Super me sinto como um personagem do Looney Toones.
-As pessoas assoam o nariz (fazendo um barulho super horrendo) em qualquer lugar e ninguém acha estranho (adoro isso).
-Eles comem queijo de cabra aqui. É gostosinho até.
-Aqui têm as chamadas "friteries" que são lanchonetes especializadas em batata-frita; é muito bom!
-Tintin é belga, tanto quanto Astérix e Obélix e Marsupilami. E eu vi Tintin em francês (jura?) na TV! *---* Originalíssimo! É super mágico!
-Pringles aqui é 1€.
-O chocolate belga é realmente tão bom quanto reza a lenda.
Bom, o computador aqui é disputado portanto tenho que sair, mas prometo postar mais a tantôt.
Bisous!
Uau, quanta coisa, e olha que é só o primeiro mês, imagina no final do décimo...
ResponderExcluirMort Subite, parece promissor!
ResponderExcluirquando for grande quero usar açucar em torrões.
ResponderExcluirTraz um chocolate belga pra mim?
um torrão ou dois zé???
ResponderExcluire não esqueça de trazer um filme porno frances... não pra mim... eh q tem um amigo mneu q qr ver...
ResponderExcluirxD
Hercule Poirot também é belga. Mas como é uma criação da Agatha Christie, não sei se vale...
ResponderExcluir