sábado, 15 de agosto de 2009

Woodstock? Whatahell?

Hoje, dia 15 de agosto de 2009, comemoram-se os 40 anos do Woodstock, evento ocorrido em Bethel - NY. Este festival é considerado por muitos como sendo lendário, além de ser reconhecido como um dos maiores momentos na história da música popular, tendo buscado promover a paz, o amor e claro, a MÚSICA!


Pode-se afirmar que o festival de Woodstock foi um marco da contracultura hippie do final dos anos 60, onde um enxame de "bichos grilo" se reuniu para protestar contra a "caretice" e a intolerância social, política e sexual que exisitiam na época, além de curtirem uma sonzeira "jóia", conferindo uma sequência de bandas "supimpa" (sim, eu falo bichogrilês... haha).

Tudo começou com a ideia de um festival de música e artes ao ar livre, com fins comerciais, onde os organizadores esperavam não muito mais do que 50 mil pessoas. Agora, imaginem a surpresa destes jovens empresários quando se depararam com o número de 200 mil pagantes!

E neste momento você se pergunta: mas como assim evento comercial? Pagantes? Mas o povo todo não entrou de graça? Sim, muita gente entrou de graça. Mas isso aconteceu quando, no início do festival, os organizadores se depararam com cerca de 500 MIL PESSOAS (OMFG) querendo prestigiar o evento! Como os campos de 600 acres de mr.Yasgur não conseguiam suportar tanta gente, a organização se viu obrigada a derrubar as cercas que delimitavam o terreno, tornando-o um evento aberto ao público.


Agora imaginem 500 mil pessoas visitando sua cidade de uma só vez. O que você acha que aconteceria? Sim, provavelmente problemas com trânsito, comida, saneamento e água potável. Dependendo da situação, tudo poderia convergir para um estado de calamidade pública. E foi exatamente o que aconteceu.

Por sorte, o imenso público do festival pregava a paz e o amor, o que fez com que não houvessem brigas entre os participantes. Os únicas duas mortes foram causadas por irresponsabilidade das vítimas (uma overdose de heroína e um sujeito que morreu atropelado por um trator enquanto dormia no campo o.O). Se considerarmos as condições em que se encontravam, até que duas de 500 mil é uma boa média (Haha).

O fato é que o legado deste evento sobrevive até hoje na imaginação dos aficionados pela boa música, sobretudo entre aqueles que ainda pensam que é possível repeti-lo de alguma forma. Infelizmente, tentativas já foram feitas, mas sem muito sucesso. Exemplo clássico disso foi a comemoração de 30 anos do Woodstock, realizada em 1999, que terminou em quebra-quebra, pancadaria, incêndios e casos de estupro, acabando com os ideais de paz propostos na primeira edição.


Isso vem nos mostrar que os tempos realmente mudaram. As pessoas não acreditam mais na paz e no amor. Não sabem mais respeitar os outros. Sem contar que as bandas cobram muito mais caro hoje em dia, além de que para atrair um público como o do tão celebre festival de 69, seria necessário contratar bandas com um apelo radiofônico, o que dadas as condições atuais pode não ser recomendável.

Bem, resta-nos acreditar e lutar por um futuro melhor, onde a juventude pense, e não somente em si. Onde a juventude se una e se mobilize. Além de apreciar boa música, claro (mas entendam que boa música não é somente o rock).

E lembrem-se:"Peace and Love."

6 comentários:

  1. Para quem interessar, a edição de 40 anos do woodstock está rolando hoje e amanhã e NY, no mesmo lugar de 40 anos atras, e dias 22 e 23 de agosto em um aeroporto abandonado em Berlim, Alemanha.

    Com certeza não é a mesma coisa, mas se você tem tempo e dinheiro...

    ResponderExcluir
  2. Não fui, nem vou.
    Engraçado, uma vez eu achava isso o máximo. Tô ficando velho.

    ResponderExcluir
  3. Talvez não seja mais o máximo porque não há mais uma filosofia por trás de fumar maconha e fazer sexo ao meio dia deixando o popozão à mostra ao sol da primavera nova iorquina com vários voyeurs em volta :/

    Ou ñ

    ResponderExcluir
  4. Ah propóstio bom post com um bom conteúdo, principalmente os jargões de bichogrilês.

    Para ver o tamanho disto aluda esta situação como uma mudança dos moradores de Joinville para uma outra cidade, 2 mortes, o pessoal era mesmo da paz e do amor.

    Nada me apedrejem pelo que vou citar agora mais acredito que o evento não vingou em 99 graças aos punks.

    AHSuHASuHSuHUShUSHuHSAuHASUHUSAhuAHSuAHS

    40 anos atrás o movimento não era deturpado e não era incitada a violência no meio deles.

    E paz e amor para todos :]

    ResponderExcluir
  5. Excelente!
    Quem diria... Alex também é
    cultura!!! Não que isso seja
    surpresa pra mim, foi pra uma
    amiga minha, sabe...

    ResponderExcluir