quarta-feira, 19 de agosto de 2009

\o/ Momento Cultura \o/

Acredito que todos já ouviram falar dos Viquingues ou Vikings, ou ,pelo menos já os viram nos filmes e acharam interessante ou emocionante ou... ou...
Não?!

Então aqui vai um pouco de cultura sobre este povo para os hermanos do nosso queridíssimo blog!


Os Vikings foram membros marítimos da Escandinávia, que também eram comerciantes, guerreiros e piratas. Entre finais do século VIII e do século XI pilharam, invadiram e colonizaram as costas da Escandinávia, Europa e ilhas Britânicas. O período de expansão desses povos é denominado Era Viking. Embora sejam conhecidos principalmente como um povo de terror e destruição, eles também fundaram povoados e fizeram comércio pacificamente. A imagem histórica dos vikings mudou um pouco ao longo dos tempos, e hoje já admite-se que eles tiveram uma enorme contribuição na tecnologia marítima e na construção de cidades.

Os primeiros relatos de invasões viking datam de 793, quando dinamarqueses ("marinheiros estrangeiros") atacaram e saquearam o famoso monastério insular de Lindisfarne, na costa Leste da Inglaterra. Os vikings saquearam o monastério, mataram os monges que resistiram, carregaram seus navios e retornaram à Escandinávia.

Os vikings viajavam em barcos rápidos chamados drakkars, "dragão", por terem uma cabeça de mítico animal esculpida na frente. A velocidade desses barcos facilitava ataques surpresas e fugas quando necessário.

Costumavam usar lanças (como o deus Odin) e machados e seus capacetes não possuiam chifres (como são apresentados). Essa era uma "Visão romantizada" da coisa. Muitos dizem que os vikings usavam elmos com chifres pois receavam, pelas suas crenças, de que o céu lhes pudesse vir a cair nas cabeças. Apesar desta conhecida imagem a respeito deles - que na realidade era uma crença celta e não nórdica - eles jamais utilizaram tais elmos. Essas características não passam de uma invenção artística das óperas do século XIX, que reforçavam as nacionalidades, no Romantismo, e que visavam a resgatar a imagem dos vikings como bárbaros cruéis, pois sua aparência era incerta. Os capacetes que os vikings verdadeiramente utilizavam eram cônicos e sem chifres. Não existe qualquer tipo de evidência científica (paleográfica, histórica, arqueológica, epigráfica) de que os escandinavos da Era Viking tenham utilizado capacetes córneos.

*Ok... Eu também me decepcionei com essa informação!*


Os povos vikings, assim como tinham uma mesma organização política, também compartilhavam uma mesma composição sociocultural. A língua falada pelos vikings era a mesma, seu alfabeto também era o mesmo: o alfabeto rúnico.
E aí estão alguns símbolos usados por eles:

.
.
.


Falando ainda desse povo com tanta cultura a se explorar, aí vai mais algumas coisinhas interessantes sobre eles...

Simbologia Paganismo Nórdico - Triple Horn Odin ( Três Chifres de Odin )


o Triple Horn ou Três chifres é um emblema ligado ao Deus Nórdico Odin. Este símbolo é constituído por três chifres interligados (chifres para beber), e é comumente usado ou exibido como um sinal de compromisso ao Asatru. Os chifres na figura mitológica e nas histórias de Odin são recordadas em tradicionais rituais nórdicos.

Muita histórias fala sobre um mágico cervejeiro que mistura mel com sangue, sangue do sábio Deus Kvasir. E forma a bebida dos Deuses o Hidromel. Os contos variam , mas tipicamente o emblema é empregado ao deus Odin porque Odin procura o Hidromel sobre três dias ; os três chifres refleti as três damas da mágico cervejeiro. o simbolo pode ser constatado nesse Runatal :



Simbologia Paganismo Nórdico - Troll Cross


A troll cruz é um amuleto feito de um círculo de ferro atravessada na parte inferior (eventualmente sob a forma de uma runa odal), um simbolo usado pelos primeiros povos escandinavos como uma proteção contra trolls e elfos. feitas de Ferro e cruzada foram usadas para afastar criaturas do mal acreditou-se.

Simbologia Paganismo Nórdico - Helm of Awe


O Helm de Awe é símbolo mágico de proteção utilizados pelos antigos Vikings.ele pode ter sido destinado a conferir invencibilidade no utente ou incutir medo em um de seus inimigos. Hoje, ele é usado como um encanto de protecção por fiéis do Asatru.

Enfim... Poderia ficar falando [escrevendo] muita coisa aqui, mas deixo o "resto" por conta de vcs ;)


Aaah... Mais uma coisinha: Para quem quiser, existe um famoso museu Viking, que fica em Oslo, na Noruega, denominado Vikingskipshuset. Outro museu, dedicado aos barcos vikings, é o Vikingeskibsmuseet, na Dinamarca.
Por favor! Quem for para lá, me leve junto!!!

*-*

Fonte[1]: http://pt.wikipedia.org/wiki/Vikings
Fonte[2]: http://sentimentopagao.blogspot.com/

E lembrem-se crinças: Noruega aí vamos nós!

11 comentários:

  1. quero ir eh para Amsterdã, o resto eh besteira... haha

    ResponderExcluir
  2. O negócio é ir pra Bahia. Ou pro Kansas. Talvez Suriname. Suricate? Não, Pumba!

    ResponderExcluir
  3. É realmente Holanda é a sacada =D
    Não pensando como um drogado, longe disso :]

    ResponderExcluir
  4. isso aee ! cultura viking é uma coisa muito interessante !

    ResponderExcluir
  5. HAIL ASAR AOK VANIR !!

    HEILL INNUM RAUDHA THOR !!

    RAGNAR.

    ResponderExcluir
  6. FALTOU UM DOS PRINCIPAIS! O MJOLNIR ! MARTELO DE THOR, E O MAIS VALIOSO ARTEFATO DOS AESIRS! HAIL SIEG!

    RAGNAR.

    ResponderExcluir
  7. isso e interesante mais o principai simbulos que sao o da mitologia graga nao estao ai ?

    ResponderExcluir