segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Cinemateca dos Brother - Donnie Darko

Alright, já que a moda é ser pop e falando sobre a sétima arte nada é mais pop do que assistir "filmes cult", falemos sobre Donnie Darko. Nada poderia ser mais cult que isso. Um filme que não fez muito sucesso nos EUA e portanto foi pouco divulgado aqui em nosso humilde país.


"Uma aventura boa pra cachorro?" Não. Boa pra coelho talvez, mas pra cachorro não.


"um filme para toda família, onde um garoto apronta poucas e boas num clima de muita zoação?" Definitivamente não! O que Donnie faz é muito mais que zoação.


Confesso que não é fácil fazer uma boa sinopse do filme, mesmo porque é difícil falar bem sobre Donnie Darko sem fazer alguns spoillers, Mas tentarei escrever algo bom assim mesmo. vejeremos:
Com roteiro e direção do estreante Richard Kelly, o filme foi lançado em 2001 pelos estúdios da Newmarket films e está longe de ser um filme "cinema em casa". DD conta a história do joven Donnie (Jake Gyllenhaal), um excêntrico e supostamente esquizofrênico garoto do colegial que menospreza qualquer tipo de convívio social.Donnie é a única pessoa capaz de ver um coelho gigante supostamente vindo do futuro chamado Frank, em seus encontros com Frank Donnie é incentivado a "aprontar poucas e boas" com as pessoas que o cercam. A trama fica mais interessante quando Donnie acorda no meio da noite para conversar com Frank e este lhe avisa que o mundo irá acaber em um mês. A partir daí fica muito complexo falar sobre o filme sem fazer spoillers que estragariam um pouco a graça de assistir o filme, mas posso dizer que de maneira muito interessante a trama trata sobre destino, viagens no tempo e até mesmo a existência de Deus. Outra coisa que recomendo e diria até que é indispensável para quem gostar do filme é que após assistirem ao filme várias vezes e tirarem suas próprias conclusões, assistam aos comentários do diretor!

E Hollywood já está pensando em continuação...

Obs.: não posso deixar de indicar os sites "cinema com rapadura" e "omelete". Na minha opinião, os dois melhores sites brasileiros sobre filmes.


E lembrem-se crianças: "O PODER É DE VOCÊS"

3 comentários: