domingo, 8 de novembro de 2009

Cinemateca dos Brother- La France

Auêra Povo!
No sábado (08/11) eu fui assistir a Mostra do Cinema Francês Contemporâneo, no SESC, que tem como objetivo divulgar os filmes premiados em diversos quesitos, e estimular o conhecimento da cultura francesa, ainda mais que 2009 é o Ano Internacional da França no Brasil. Essa divulgação conta com o apoio da Embaixada da França no Brasil e acontece não só em Santa Catarina, mas em diversos estados.
Bem, mas vamos ao filme: La France, de Serge Bozon, foi gravado em 2007, concorreu nos festivais internacionais de Cannes, Buenos Aires, México, São Francisco, Rotterdam, Viena e Nova York, e ganhou o prêmio "Jean Vigo" de melhor longa-metragem, no Festival do México.
O cenário do filme é a Primeira Guerra Mundial, no outono de 1917. Uma jovem chamada Camille vive esperançosa pela volta de seu marido que foi lutar na guerra, até que recebe uma carta, na qual ele diz que não escreverá novamente e que ela pare de esperar, até aí tudo bem, para alguem da época, Camille teria todos os motivos para ficar em casa chorando, se lamentando ou até mesmo se matar! Mas não é isso que ela faz, e sim decide ir atrás dele. Ao tentar sair de casa vestida normalmente, ela é barrada por oficiais que dizem que uma mulher não pode sair sozinha de casa, e forçada a voltar. Então adivinhem o que ela faz? Corta os cabelos, se veste de homem e vai a luta, ela passa por maus bocados até encontrar um grupo de soldados, que mais tarde ela descbrirá que são desertores. Camille conquista pouco a pouco a confiança deles, já que os salva frequentemente, ela é muito batalhadora, uma heroína, porém não do tipo super fantástica, mas amargurada diante do que vai vivenciando. O filme conta até com uma singela, porém muito fofinha trilha sonora, é que sempre que os soldados estavam deprimidos, um deles tirava um instrumento (que eu não sei o nome) e começava a tocar e cantar.
Estou um pouquinho eufórica, mas vou parar por aqui antes que eu faça spoilers, rsrsrs. Quem se interessar: fica a dica!

Isso é tudo pessoal! E Lembrem-se: Beeeeeeeemmmm lá no fundo você é mais do que parece...

4 comentários:

  1. sabe uma coisa sobre filmes franceses?? eh que eles sao franceses...

    xD

    ResponderExcluir
  2. Sabe de uma coisa sobre filmes franceses?
    tem mocinhas lindas,
    caras chapados
    mortes inesperadas
    fins trágicos
    Homossexualismo camuflado
    e eu não entendo uma palavra!
    :D

    e no final ainda pego chuva!

    ResponderExcluir