segunda-feira, 10 de maio de 2010

Força Centrífuga...

A força centrífuga é uma pseudo-força ou força inercial - não sendo portanto uma força real - que existe apenas para um observador solidário a um referencial animado de movimento de rotação em relação a um referencial inercial, ou seja, sem aceleração. A (pseudo) força centrífuga atua radialmente a partir do centro de rotação determinado pela partícula no sistema girante, ou seja, é paralela ao plano determinado pelo eixo de rotação, mais especificamente pelo vetor velocidade angular w e pelo raio r que une o objeto ao centro do referencial girante, sendo sempre perpendicular à este eixo de rotação. Como toda força inercial, pode ser eliminada passando-se a um referencial inercial. Muitas vezes a força centrípeta é erroneamente confundida com a força centrífuga. A força centrífuga é igual a :

\mathbf F_\text{cf}=-m\boldsymbol\omega \times (\boldsymbol\omega \times \mathbf r)

, onde as grandezas em negrito são vetores e x representa o produto vetorial.

Em módulo, esta se reduz a

\mathbf F_\text{cf}=m\boldsymbol\omega ^2r

para o caso em que o vetor velocidade angular w é perpendicular ao vetor raio r ( m=massa do objeto, ω=velocidade angular do objeto em relação ao sistema girante e r=raio que localiza o objeto em relação ao sistema girante).

Acompanhando a pseudo-força centrífuga, que atua em direção radial em relação ao referencial girante, temos a pseudo-força de coriolis, que aponta em direção perpendicular à velocidade da partícula no referencial girante, e também ao eixo de rotação.

EXEMPLO:



4 comentários:

  1. Definitivamente esse foi o video mais engraçado que eu ja vi aqui no ti-san.


    UAHUAHUAHUAHUAHUHAUAHUAHUHAUHAUHAUHUAHUHAU

    ResponderExcluir
  2. Eu não afirmaria isso com tanta convicção, Alexandre, pois o Tisan tem muitas coisas engraçadas...

    ResponderExcluir
  3. Concordo com a Helena, mas dá para afirmar uma coisa: QUE VIDEO FODA



    Ri litros

    ResponderExcluir