terça-feira, 13 de julho de 2010

Só pra constar...

Você sabia que o começo de livro mais famoso do mundo é de Moby Dick?
Começa com "Chamai-me Ismael."

Na verdade eu não sei se isso é verdade, eu vi num programa de televisão esses tempos. Quer dizer, eu sei que é verdade que o livro começa com chamai-me Ismael, mas como eles sabem que esse é de fato o trecho inicial de livro mais conhecido no mundo? Que tipo de pesquisa é essa afinal? Os caras simplismente sairam por ae perguntando pras pessoas na rua "oi, conlicensa senhora, a senhora poderia me dizer todos as frases iniciais de livros que a senhora conhece e lembra de cabeça?" Acho que isso nao faz muito sentido. Acho que talvez eles só tenham inventado isso. Sei lá.

Em todo caso, Moby Dick parece ser memso um livro muito interessante, afinal é o livro preferido da Matilda e tem de fato uma primeira página muito boa. Ao menos na edição que eu possuo. Tem uma das palavras mais bonitas que eu já ouvi. Sucedâneo. É realmente muito boa. Uma pena não poder ser usada com muita frequência. Nem tanto pelo significado, mas muitas pessoas não estão familiarizadas com o termo, acharim que eu estou só tentando falar difícil, mas não é verdade, eu gosto dessas palavras porque elas soam bem aos meus ouvidos. Talvez pelo fato de não ouvi-las(ta certo isso?) muito elas pareçam mais bonitas, ou só mais divertidas, sei lá. Enfim, só queria dizer isso.





E lembrem-se crianças: "O PODER É DE VOCÊS!"

3 comentários:

  1. Concordo com vc, Gabriel...
    Não tem mesmo como saber uma coisa dessas...
    E também é uma opinião muito pessoal, por exemplo, pra mim ficou marcado o "No fundo do mato virgem nasceu Macunaíma, heroi da nossa gente." (Macunaíma, Mário de Andrade). Ou o "Há anos raiou no céu fluminense uma nova estrela" (Senhora, José de Alencar). São livros que eu estudei e que ficaram na cabeça.
    Quanto às palavras diferentes, é mesmo, eu nunca vou esquecer o "Procelas de volúpia" que aprendi com o José de Alencar, nesse mesmo livro citado acima.

    Palmas pro Zé Gabriel que tá colocando conteúdo no blog! Já vi até poema!
    =D

    Abraço!

    Juli

    ResponderExcluir
  2. nossa, quase fiquei envergonhado agora.
    hauhauhauahuahuahua

    cara, vou ter que escrever um post pra ti...
    ja sei até maso meno o que vou escrever

    ResponderExcluir
  3. É, o Gabe tem alma de poeta!
    Mesmo que o começo de Moby Dick não venha a ser o mais famoso do mundo, o importante é que é citado pela Matilda, alguém que com quatro anos já cuidava de si mesma!

    ResponderExcluir