domingo, 11 de agosto de 2013

Não sei se caso ou se compro uma bicicleta

Ser ou não ser? Eis a questão.

Este é, possivelmente, o trecho mais conhecido de toda a obra teatral já escrita. Mas o que tornou o jovem príncipe Hamlet tão famoso? Seria sua desgraça? sua loucura? Outros tantos personagens já perderam sua sanidade, seus amores e sua vida e mesmo assim Hamlet é maior que todos eles. Por quê?

Apesar das coincidências e fantasias necessárias ao desfecho da obra, Hamlet se mostra tão humano e real quanto cada um de nós. Ser ou não ser é muito mais do que um questionamento sobre o reino, é a nossa pergunta fundamental. Hamlet e muito mais do que um príncipe atormentado pelo fantasma do pai em busca de justiça ou vingança. Ele sou eu, você e todos a nossa volta.

Não somos nós também atormentados pelos nosso próprios fantasmas? Quais são cada um deles? Seríamos capazes de acreditar na verdade que nos contam? E se fossemos, buscaríamos nossa justiça? nossa vingança? Assim como Hamlet não é capaz de encontrar a resposta para sua pergunta, nós também não somos capazes de encontrar a nossa. Talvez seja uma pergunta sem resposta. Talvez nós até já saibamos disso, mas isso não nos impede de continuar buscando, isso não nos impede de perguntar:

Ser ou não ser? Eis a questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário